É muito importante que nosso primeiro encontro seja com o presidente da Academia Vietnamita de Ciências Agrárias, Nugyen Hong Son, pois esta é uma instituição com a qual mantemos sólidos laços de colaboração, disse o alto funcionário do governo à Prensa Latina.
Especificou que o referido instituto apoia o desenvolvimento de planos de arroz em províncias como Granma, Camaguey, Pinar del Río, Matanzas, Cienfuegos e Sancti Spíritus, além de cooperar no cultivo de café, bem como no intercâmbio de transferência de materiais e tecnologia.
Pérez Brito também terá hoje reuniões de trabalho no Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, bem como com representantes da empresa HT Pharma.
No final da visita aqui do primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz, a cuja comitiva se juntará, o ministro da Agricultura cubano retomará suas atividades com uma visita à província de Bac Giang no próximo dia 1 de outubro para conhecer a experiência da empresa Vimark, especializada na produção de rações e pecuária.
No dia 2 de outubro, ele viajará para a província de Than Hoa, onde deverá compartilhar com os diretores da empresa Phuc Thinh, que se dedica ao processamento de produtos agrícolas; e no dia 3 o programa terminará com uma reunião com a Associação de Agricultores do Vietnã. O primeiro-ministro de Cuba, Manuel Marrero Cruz, chegará esta noite de Tóquio para iniciar sua primeira turnê asiática, que durará até 6 de outubro e também o levará ao Laos e ao Camboja.
Marrero Cruz desenvolverá um extenso programa de intercâmbios e visitas a locais de interesse no Vietnã, Laos e Camboja, três países que compartilham estreitos laços de fraternidade com Cuba, baseados em solidariedade mútua inquebrável e amplas coincidências em questões da agenda internacional.
Antes de sua viagem à Indochina, o chefe de governo cubano compareceu ao funeral de Estado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe no Japão.
rob/mpm / fav