22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Costarriquenhos desaprovam aumento salarial de funcionários

Costarriquenhos desaprovam aumento salarial de funcionários

San José, 30 set (Prensa Latina) 73,3% da população desaprova o aumento salarial de ministros e vice-ministros da Costa Rica decretado pelo presidente Rodrigo Chaves, revela uma pesquisa de opinião divulgada hoje aqui.

O Programa de Limiares Políticos do Instituto de Estudos Sociais em População (Idespo) da Universidade Nacional (UNA) apresentou os resultados do estudo de opinião Percepção sobre aspectos da situação e culturas políticas na Costa Rica 2022.

Seu objetivo era conhecer a percepção da população sobre o trabalho do Governo Chaves, a sua visão sobre as diferentes instituições, a sua opinião sobre vários acontecimentos e outros aspectos relacionados com a cultura política, disse o coordenador do Programa Limiares Políticos do Idespo, José Andrés Díaz.

Para isso, o Idespo-UNA entrevistou 666 (52,4% das mulheres) maiores de idade por telefone celular entre 22 de agosto e 1º de setembro, com margem de erro de 3,8% e nível de confiança de 95%. Para a consulta, foi utilizada uma escala em que 1 é a classificação mais baixa e 10 a mais alta.

Os resultados mostram que desde 8 de maio, quando tomou posse, até a data da consulta, a medida mais impopular (rejeitada por aqueles 73,3 por cento dos entrevistados) do presidente Tico é a de ter ordenado um aumento salarial de 100 por cento do seu ministros e vice-ministros.

Atrás, entre as medidas mais impopulares, ficaram as propostas sobre os preços dos combustíveis, que foram contestadas por 52,7% dos consultados, e a venda do Banco de Costa Rica e do Banco Internacional de Costa Rica SA, além de 49% das ações da Instituto Nacional de Seguros.

Pelo contrário, 70,7 por cento dos Ticos responderam a favor da abertura do concurso para o serviço de inspeção técnica automóvel, após a finalização do contrato da empresa espanhola Riteve, seguida de medidas de redução das tarifas de importação de arroz para baixar o seu preço ao consumidor (63,5).

Depois Destes últimos, surge a eliminação da obrigatoriedade do uso da máscara, apoiada por 53,6 por cento dos inquiridos.

mv/ale/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES