O embaixador da nação asteca na ilha, Miguel Díaz Reynoso, e as autoridades locais receberam o encargo solidário que contribuirá para a recuperação da região oeste, a mais afetada pelo impacto do evento meteorológico.
Recentemente, o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador anunciou o envio de ajuda diante dos efeitos causados por Ian e reconheceu que isso determina a continuidade do intercâmbio entre os dois países, constantemente nos últimos anos.
Durante sua conferência matinal no Palácio Nacional, o presidente transmitiu “um abraço a todos os cubanos da ilha e espero que saiam bem porque o furacão os atingiu e afetou seu sistema elétrico, tenho certeza que sairão na frente .”
Esta nova contribuição ratifica a política de apoio ao território caribenho mantida por López Obrador, que também forneceu medicamentos e alimentos em 2021 durante a pandemia de Covid-19 e auxiliou as Forças Armadas e técnicos da Petróleos Mexicanos no controle do incêndio em Matanzas.
Por sua vez, Cuba acordou com o Ministério da Saúde a chegada de cerca de 500 médicos, para suprir a falta de especialistas e forneceu nove milhões de doses de sua vacina Abdala, destinada a crianças, e sua fórmula Soberana está em processo de aprovação .
Segundo dados oficiais, os maiores danos relatados nas cidades do oeste, afetadas pelo fenômeno meteorológico Ian, são em residências, redes elétricas e agricultura
mv/dgh/ls