Um extraordinário espetáculo de luz e som cativou os mais de 100.000 espectadores reunidos na maior arena de críquete do mundo, para contar com a participação de mais de 8.000 atletas de todo o país.
Dando início aos Jogos Nacionais, Modi disse que a vitória dos jogadores e seu forte desempenho abrirão caminho para o sucesso nacional em outros campos.
O programa esportivo inclui atletismo, tiro com arco, badminton, basquete, handebol, boxe, ciclismo, esgrima, futebol, golfe, ginástica, hóquei em campo, judô, luta livre, natação, patinação, remo, rugby, softbol, tiro, taekwondo, triatlo, tênis, tênis de mesa, vôlei, wushu e disciplinas tradicionais como kabaddi, kho kho, mallakhamba e yogasana.
O primeiro-ministro Modi disse que o mascote oficial dos Jogos, “Savaj”, o leão asiático, reflete o espírito de participação destemida da juventude indiana.
Além disso, o presidente inaugurou por videoconferência a sede na cidade de Vadodara da Universidade Esportiva Swarnim Gujarat, em Gandhinagar.
Enquanto isso, o secretário-geral da Associação Olímpica da Índia, Rajeev Mehta, disse que a realização desses eventos esportivos em tão pouco tempo impulsionará os esforços do país em sua tentativa de sediar as Olimpíadas de 2036.
lb/abm/hb