Um deles foi o filme apresentado no dia anterior na abertura do evento, White Noise (ruído de fundo), de Noah Baumbach, que há menos de um mês também abriu o Festival de Cinema de Veneza. A produtora Netflix o lançará nos cinemas em 25 de novembro.
Segundo o diretor, ele releu o romance homônimo de Don DeLillo nos primeiros dias da pandemia, uma sátira que o cativou porque achou relevante, mesmo sendo sobre uma família de classe média em um subúrbio americano.
O filme é estrelado por Adam Driver como Jack Gladney, um professor universitário dedicado ao estudo de Adolf Hitler, que vive com sua esposa Babette (Greta Gerwig), seus filhos e seus enteados, Heinrich (Sam Nivola), Denise (Raffey Cassidy) e Steffie. (maio Nivola).
Assim como no livro, o filme é dividido em três partes: Ondas e Radiação, Fuga Tóxica na Atmosfera, Dylarama, e mostra como a família enfrenta diversos perigos e ameaças diferentes.
“O filme é sobre vida e morte e como temos que reconhecer que são a mesma coisa, em vez de existirem como duas coisas separadas”, explicou Baumbach.
Entre as apresentações de destaque do NYFF, como também é conhecido pela sigla em inglês, está o documentário de Laura Poitras sobre a artista Nan Goldin e sua luta contra os opioides All the Beauty and the Bloodshed.
Também o filme The Inspection, de Elegance Bratton, que analisa a cultura militar e os perigos de ser um estranho quando se trata de construir uma vida para si mesmo.
Ellis French (Jeremy Pope) é gay e sem-teto. Ele mora em um abrigo, mas tem planos de ingressar na Marinha porque acha que não tem outra escolha.
Para obter os documentos necessários para seu alistamento, ele visita sua mãe, Inez (Gabrielle Union), que o critica por seu estilo de vida. Os dois não têm um bom relacionamento, e isso prejudica Ellis, que trabalha duro para obter sua aprovação e acredita que entrar para o exército vai mudar isso.
Um escândalo relevante naquela cidade que vai aumentar a tensão do evento mais importante do cinema nova-iorquino é She Said, drama sobre jornalistas investigativos do The New York Times que ajudaram a desmascarar Harvey Weinstein, ex-produtor de cinema americano e criminoso sexual.
O NYFF não premia e não tem mercado para a indústria, mas é reconhecido como uma vitrine do que os programadores consideram o melhor do cinema.
ro/mml/ml