Na metrópole meridional, distante mais de 1.600 quilômetros desta capital, o também membro do Birô Político do Partido Comunista de Cuba visitará os históricos túneis de Cuchi, escavados com ferramentas rudimentares pela milícia daquele distrito da antiga Saigon entre 1946 e 1968.
O sistema de galerias, que em 1965 atingiu cerca de 200 quilômetros de extensão e outros 500 de trincheiras, foi construído de maneira metódica e científica e tem três andares de profundidade, divididos em áreas de acordo com suas funções; também possui uma saída de emergência pelo rio Saigon e um sistema de ventilação secreto ao nível do solo.
Posteriormente, o chefe do governo cubano visitará o Parque de Alta Tecnologia de Saigon, na própria cidade de Ho Chi Minh, um local de 913 hectares fundado em 2022 e que até agora atraiu mais de 12 bilhões de dólares em investimentos nacionais e estrangeiros.
O site de tecnologia abrange 51 projetos de investimento estrangeiro direto no valor de mais de US$ 10,1 bilhões e outros 110 projetos domésticos no valor de US$ 1,93 bilhão.
Segundo estatísticas oficiais, somente no ano passado as exportações de produtos de alta tecnologia do parque registraram receitas de 20,9 bilhões de dólares, 52% do total alcançado por aquela cidade, e devem aumentar para 23 bilhões de dólares até o final de 2022.
Marrero também terá reuniões com líderes governamentais e políticos da cidade de Ho Chi Minh, antes de viajar para Vientiane no domingo, 2 de outubro, na continuação de sua viagem ao Sudeste Asiático, a primeira que realizou como chefe de governo, que será concluir no dia 6 no Camboja.
No dia anterior, o primeiro-ministro participou de um Fórum de Promoção Empresarial Vietnã-Cuba com a presença de representantes de mais de 70 empresas nacionais, e também se reuniu com grupos de solidariedade, residentes cubanos e membros da missão estatal cubana aqui.
Na reunião, comentou os resultados das conversações oficiais mantidas com seu homólogo Pham Minh Chinh e outros ministros do governo e assegurou que, mais uma vez, Cuba terá a preciosa ajuda do Vietnã.
rob/mpm/ml