Após exercer seu direito, o candidato presidencial do Partido dos Trabalhadores (PT) beijou o comprovante de votação.
Lula foi ao colégio eleitoral acompanhado de seu candidato a vice-presidente da chapa, o ex-governador Geraldo Alckmin, e os ex-ministros Fernando Haddad e Márcio França.
Em entrevista coletiva no local, ele afirmou que quer cuidar dos habitantes. “Não queremos mais discórdia, queremos um país que viva em paz”, assegurou.
Ele observou que “esta é a eleição mais importante. Estou muito feliz”.
O ex-líder trabalhista concorre pela sexta vez à presidência e é o primeiro candidato de uma federação partidária (Brasil da Esperança). Há algumas horas, o ex-líder trabalhista reiterou que, junto com Alckmin, está em condições de recuperar o Brasil e garantir que o povo tenha o direito de ser feliz novamente.
“O país precisa se recuperar como instituição, precisa se recuperar diante do mundo e o Brasil precisa pedir desculpas a 215 milhões de brasileiros pelo descuido que foi cometido contra o país e o povo nos últimos quatro anos”, disse ele a repórteres.
Ele insistiu que o povo não merecia o sofrimento a que foi submetido, sem citar o governo do líder de extrema-direita Jair Bolsonaro, que tem ambições de ser reeleito como candidato do Partido Liberal.
Durante a conversa com os comunicadores, Lula fez uma avaliação positiva da campanha para o primeiro turno da votação deste domingo e agradeceu ao povo, aos artistas, aos aliados e aos demais envolvidos.
Ele lembrou que, em nenhuma campanha que concorreu, conseguiu aliar-se a tantos partidos e avaliou que a coalizão Brasil da Esperança fez uma ação proselitista extraordinária.
Mais de 156 milhões de brasileiros aptos a votar vão eleger seu próximo presidente neste domingo, em uma disputa polarizada entre Lula, o candidato favorito em todas as pesquisas de opinião para vencer neste domingo, e Bolsonaro.
Serão eleitos no processo presidente e vice-presidente; governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal; senadores, deputados federais e deputados estaduais.
rgh/ocs/cm