Betsy Díaz, ministra do Comércio Interno, explicou a esse respeito que a distribuição de produtos da cesta básica começou nos pontos de venda a partir de 1º de outubro com o objetivo de que as famílias recebam os produtos gradualmente.
Explicou que a distribuição foi afetada porque o furacão atingiu o país no momento de maior atividade na distribuição de produtos regulamentados (arrozarroz, feijão, açúcar, café e outros que são vendidos a todos os cubanos sem distinção pelo cartão de abastecimento). preços). Por outro lado, “o fenómeno meteorológico causou danos a 903 estabelecimentos comerciais, dos quais 22 são armazéns grossistas”, disse o ministro. Acrescentou que, no meio destas dificuldades, está a ser feito todo o possível para garantir o abastecimento de produtos, começando pelos mais prioritários, como o leite para crianças e a comercialização de arroz, outros cereais e açúcar em todas as lojas. Falando na véspera no programa televisivo da Mesa Redonda, Díaz assegurou que apesar das limitações, todos os fornecimentos do cabaz estão no país, pelo que pediu tranquilidade à população nesta matéria. Além disso, disse, o Conselho de Defesa Nacional avaliou a entrega de um suplemento alimentar às quatro províncias afetadas pelo furacão e ao Município Especial Isla de la Juventud, tendo em conta os efeitos na agricultura e o défice de eletricidade. Isso inclui mais três quilos de arroz para toda a população dos territórios mencionados, além de carnes enlatadas, uma medida que beneficiará 3 milhões e 553 mil consumidores.
Tal esforço do país em um momento em que Cuba enfrenta sérias dificuldades econômicas, muitas delas devido ao bloqueio dos Estados Unidos, é complementada pela contribuição solidária de outras nações.
Assim, organizações internacionais como o Programa Alimentar Mundial (PAM), entregarão aos municípios e localidades mais afetados nas províncias de Pinar del Río, Artemisa, Mayabeque e Isla de la Juventud um módulo alimentar por pessoa e aos setores mais vulneráveis , como crianças, gestantes e idosos.
ro/rc/glmv