Com a presença do ministro do interior, EduardoR odríguez,…desenvolveu uma rodada de negócios onde empresas estatais e novos atores econômicos da ilha trocaram com empresas estrangeiras sobre novas oportunidades de colaboração econômica.
Segundo relatos, o portfólio de oportunidades inclui 38 projetos voltados ao desenvolvimento das indústrias marítima, ferroviária, automotiva e aeronáutica. O Diretor de Investimentos do Ministério do Comércio Exterior, Carlos Luis Jorge, destacou o potencial do transporte para a atração de novos negócios, em correspondência com a finalidade de acessar tecnologias, mercados e financiamentos, além de gerar fontes de emprego e cadeias produtivas com o economia nacional.
Ele lembrou que a estratégia setorial está inserida na Política de Investimento Estrangeiro, com 30 princípios gerais de política e 17 setoriais. Alguns ajustes recentes contemplam uma maior participação dos territórios, a possibilidade de associação com pessoas jurídicas não estatais e participação majoritária estrangeira permitida, exceto na extração de recursos naturais e prestação de serviços públicos, indicou.
O novo portfólio, disponível na plataforma web do evento, destaca a importância do investimento estrangeiro para alcançar a competitividade necessária do transporte, tanto de cargas quanto de passageiros, demandada pelas diferentes esferas produtivas e de serviços da economia nacional.
Contribui para os objetivos da política setorial, que incluem o desenvolvimento da infraestrutura portuária, a compra, construção e reparação de navios, a atividade de seguro técnico e exploração do transporte automóvel, e o fabrico e reparação de peças, peças e agregados.
A gestão de oficinas e outras atividades do sistema ferroviário e a gestão de negócios que promovam a exportação, fundamentalmente na atividade marítima e aeronáutica, são outras atividades a promover.
Como parte do intercâmbio realizado nesta quarta-feira, representantes da Empresa Cubana de Serviços Aeroportuários e Aeroportuários, da Empresa de Marketing AXESS, da Administração Marítima de Cuba, do Governo de Havana e da União Ferroviária Cubana, entre outros, apresentaram os projetos que patrocinam.
ro/att/glmv