Sob o título 70 anos com o poder da rumba, o concerto acontecerá nesta sexta-feira 7 de outubro no centro cultural El Willow, segundo o Instituto Cubano de Música na rede social Facebook. Dirigido por Diosdado Ramos Cruz, o conjunto é um dos principais defensores da rumba, um gênero de música de dança, cujas práticas culturais estão na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO desde 2016.
Fundado em 1952 com o nome de Guaguancó Matancero, o grupo tem um Grammy (2001) pelo álbum La rumba soy yo, que reuniu os melhores expoentes do gênero nas Grandes Antilhas, além de um Grammy latino com Aymée Nuviola e várias indicações para a Academia de Gravação Gramophone.
Com apresentações em palcos nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Costa Rica, Brasil, Porto Rico, México e Canadá, a formação tem uma extensa discografia com títulos como Guaguancó, Rumba Abierta, Cantar Maravilloso; Rumba Caliente, Rumberos de Corazón, Tambor De Fuego, De Palo Pa’ Rumba, entre outros.
Segundo especialistas, o grupo consegue articular coerentemente o sincretismo religioso, os orishas, as expressões da cultura e da dança africana, uma manifestação incorporada nos anos 60, o que contribuiu para elevar a qualidade de sua projeção cênica.
Com mais de cem rumbas e canções tradicionais, Los Muñequitos preservam o estilo impecável de seus mestres, os fundadores, e valorizam seu repertório junto com sonoridades contemporâneas, marcadas por suas próprias experiências, disse a renomada musicóloga María Teresa Linares.
ro/lbl/bm