Durante um encontro no Palácio Presidencial de Lany, localizado a cerca de 60 quilómetros desta cidade, Zeman irá referir-se ao premente problema energético, que provoca um aumento das tarifas de eletricidade e uma forte inflação que levou ao aumento dos preços dos alimentos.
A ideia agora defendida pelo chefe de Estado na altura foi proposta pelo dirigente máximo da Confederação Sindical Checa-Morávia, Josef Stredula, que defendeu a inclusão também dos delegados sindicais, do Governo e da Presidência nesse formato.
Grandes manifestações são esperadas nesta cidade nesta semana, convocadas pelos principais sindicatos nacionais contra o forte aumento dos preços do gás e da eletricidade, informou a Rádio Praga Internacional.
Precisamente, a crise energética tornou-se um dos temas cruciais de uma cimeira informal da União Europeia, realizada ontem nesta cidade, para procurar soluções naquela entidade regional.
Embora não tenham sido adoptados acordos específicos, foram feitas propostas para sair da espiral de subida dos preços da energia e consequente inflação que agora atinge a Europa, incluindo a possível separação dos preços do gás e da eletricidade.
Um dos assuntos mais polêmicos da cúpula informal de Praga foi a proposta da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de limitar os preços do gás russo, algo que foi rejeitado por vários membros da UE.
O bloco comunitário concordou, no entanto, em impor preços limitados ao petróleo russo, apesar das advertências do país eurasiano de que nesse caso se recusaria a vender petróleo a preços diferentes dos estabelecidos no mercado de energia.
A implementação prematura de restrições ambientais ao uso de combustíveis fósseis na Europa e a aplicação de sanções à Rússia no setor de energia estão entre as causas do aumento dos preços da energia, especialmente do gás, naquela região.
O presidente Vladimir Putin anunciou em 24 de fevereiro uma operação militar para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia, após a qual a Rússia foi submetida a uma guerra econômica pelo Ocidente.
ro/to/ans
PL-27
2022-10-08T05:40:05