“La Higuera del Che está localizada em nosso município, dependente da província de Valle Grande, que estabeleceu uma ligação muito grande entre este lugar remoto e o povo cubano”, garantiu Terrazas em entrevista à Prensa Latina.
Em meio aos preparativos para o ato central deste domingo pelo 55º aniversário do assassinato do herói guerrilheiro nesta área, o prefeito contou a esta agência de notícias como a figura de Che uniu a população desta área com a ilha caribenha.
“Através da bela história que este grande homem nos legou, pessoas de todo o mundo nos visitam, ele é vida para o nosso município e deveria estar no céu, mas vive nas pessoas da nossa região”, disse.
Acrescentou que, desde o sacrifício supremo de Che, surgiu um primeiro vínculo simbólico, e depois se fortaleceu porque muitos jovens viajaram a Cuba para se formar médicos, e também profissionais de saúde vieram da ilha com sua prática solidária.
“Muitos dos que estudaram em Cuba nos ajudaram em tempos difíceis como os da pandemia de Covid-19, e hoje continuam curando nossa população”.
Acrescentou que todos esses elementos são fonte de fraternidade e solidariedade, e por isso a população de Pucará, e em particular de La Higuera, é solidária com o povo cubano, com o qual mantém um vínculo de fraternidade.
“Rejeitamos totalmente o bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra toda a população dessa nação irmã”, afirmou enfaticamente o prefeito.
Terrazas exigiu que todas as autoridades internacionais e em particular da América Latina e do Caribe reforcem a solidariedade para com a maior ilha do Caribe para que essa política, que ele qualificou como criminosa, seja eliminada.
No mesmo sentido, repudiou a decisão dos governantes dos Estados Unidos de incluir Cuba em sua lista unilateral de países que patrocinam o terrorismo, elaborada unilateralmente.
“De La Higuera dizemos aos Estados Unidos que a Bolívia como nação independente não será seu saque, e sempre se oporá a todas essas ações agressivas contra o povo cubano”, concluiu o prefeito.
La Higuera sediará neste domingo as centenas de participantes bolivianos e de diferentes países que marcharão para aquela área para homenagear o comandante Ernesto Che Guevara, na última etapa de suas ações combativas como guerrilheiro.
Ali terá lugar o ato central do 55º aniversário do seu assassinato.
mem /jpm/cm