Uma declaração do gabinete informou que o Primeiro Ministro Mostafa Madbouly liderou uma reunião para verificar os preparativos para o evento, que receberá milhares de convidados de todo o mundo, incluindo dezenas de chefes de estado e de governo.
A reunião contou com a presença, entre outros, de Yasmine Fouad, Ministro do Meio Ambiente, e Ashraf Ibrahim, coordenador geral do Ministério das Relações Exteriores para a COP27.
Madbouly enfatizou a importância de intensificar os esforços de todas as agências responsáveis pela organização da cúpula climática, não apenas por causa da importância do assunto em questão, mas também para a imagem do Egito.
Como anfitrião da reunião, as autoridades do Cairo anunciaram que entre as questões mais importantes a serem discutidas estará o apoio à África, devido à grave crise que o continente enfrenta.
O presidente egípcio Abdel Fattah El Sisi tem apelado repetidamente aos países desenvolvidos para que cumpram sua promessa de doar US$ 100 bilhões por ano às nações pobres em recursos para combater a mudança climática.
O estresse hídrico será outra questão a ser discutida no evento global, disse há alguns dias o ministro egípcio da água Hani Swailem.
jf/rob/bm