A Casa de las Américas de Cuba indicou em sua conta no Twitter que o encontro se concentrará no tema Povos Indígenas: memória, comunicação e línguas e abordará aspectos relacionados à realidade econômica, política, social e cultural da região.
O evento teórico também discutirá ações contra os mecanismos de desapropriação e esquecimento das visões de mundo latino-americanas, bem como sua articulação por meio de estratégias de comunicação, criação artística, experiências de resistência, ativismo e liderança.
O evento vai até 14 de outubro e contará com uma extensa programação de palestras, apresentações de livros e exibição de documentários, com o objetivo de analisar e refletir sobre espaços comunitários de convivência intergeracional, nos quais as línguas indígenas desempenham um papel fundamental na difusão da cultura latino-americana.
Palestras, painéis e leituras de poesias são outras atividades que completam o calendário do encontro, onde o político, educador, escritor, pesquisador, sociólogo e antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro será homenageado em seu centenário.
acl/mml/yap/ls