Durante uma reunião com o chefe da missão antilhana aqui, Jorge León, ambas as partes revisaram o excelente nível das relações bilaterais e valorizaram as perspectivas de aprofundar a coordenação em fóruns e eventos multilaterais.
Na ocasião, Khouri e León analisaram a situação regional e internacional e confirmaram o interesse e a vontade de fortalecer os laços em benefício de Cuba e Líbano. Ao mesmo tempo, o diplomata caribenho reiterou sua gratidão pelo acompanhamento na luta do povo caribenho contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto há mais de seis décadas pelos Estados Unidos.
Os dois países estabeleceram relações em junho de 1960 com a troca de mensagens de felicitações pelos feriados nacionais no mais alto nível de governo e no Ministério das Relações Exteriores, além da coincidência em assuntos de interesse comum e apoio mútuo de candidaturas em reuniões internacionais.
Atualmente, a colaboração bilateral está concentrada no lado comercial na venda de tabaco cubano e no lado financeiro através do banco libanês Fransabank, presente na ilha desde 1995.
oda/yma/cm