Liu Jinsong, Diretor Geral para Assuntos Asiáticos do Ministério das Relações Exteriores da China, disse ao Embaixador indiano em Beijing Pradeep Rawat durante uma reunião na terça-feira, informou a All India Radio.
Liu atualizou Rawat sobre os recentes desenvolvimentos no intercâmbio de pessoas desde que a China suspendeu os voos diretos entre os dois países em 2020 sob sua rígida política pandêmica Covid-19.
Os dois funcionários tiveram uma troca de opiniões franca e amigável sobre as relações bilaterais, a situação internacional e regional e questões de interesse comum, disse a fonte.
A indisponibilidade de voos diretos provou ser um grande problema para milhares de estudantes indianos, bem como para indianos que trabalham na China e homens de negócios que viajam de ida e volta, embora Beijing tenha recentemente levantado a proibição de visto.
Mais de 20.000 estudantes indianos matriculados em universidades chinesas estão encalhados em casa devido às restrições de vistos Covid-19 na China.
A retomada dos voos diretos figurou nas conversações entre o Ministro das Relações Exteriores indiano Subrahmanyam Jaishankar e seu homólogo chinês Wang Yi à margem da reunião dos ministros das Relações Exteriores do G20 na Indonésia em julho, e a questão também foi discutida quando Wang visitou Nova Delhi em março deste ano.
jf/abm/bm