De acordo com a Secretaria de Comunicação e Imprensa, às 12h00, horário local, Victoria Tolosa, Kelly Olmos e Ayelén Mazzina assumirão a liderança dessas pastas estaduais, respectivamente, durante uma cerimônia no Parque Colón, atrás da Casa Rosada.
Após o anúncio de suas nomeações na segunda-feira, o Presidente recebeu os novos Chefes de Estado, com os quais discutiu a situação atual nesses setores e as possíveis medidas a serem implementadas nos próximos meses.
“O Presidente convidou três mulheres de diferentes idades, origens geográficas e ampla experiência em suas áreas de referência para se juntarem ao seu Gabinete a fim de aprofundar a amplitude de pontos de vista e eficiência na gestão”, diz uma declaração da Secretaria.
Tolosa, 49 anos, é contador público e deputado nacional da província de Buenos Aires.
Além disso, ele dirigiu o Conselho Nacional de Coordenação de Política Social, cargo que ocupou até 30 de julho de 2021, uma área na qual tem mais de duas décadas de experiência.
Por sua vez, Mazzina, 32 anos, é professora de Ciência Política, foi até agora Secretária para Mulheres, Diversidade e Igualdade em San Luis, foi vereadora naquele território e foi responsável pela organização do 35º Encontro Plurinacional de Mulheres, Lésbicas, Trans, Travestis, Bissexuais, Intersexuais, Intersexuais e Não-Binários.
Olmos, 70 anos, é economista e até agora foi vice-presidente do Banco de Investimento e Comércio Exterior.
Ela foi conselheira e legisladora da Cidade de Buenos Aires e secretária de Assuntos Municipais da Nação de 2007 a 2009.
lam/gas/bm