De acordo com o líder russo, que se dirigiu à sexta Cúpula da Conferência sobre Medidas de Interação e Construção de Confiança na Ásia (CICA) na quinta-feira, o Afeganistão continua sendo um dos desafios de segurança mais agudos da região.
Putin lamentou isso, acrescentando que o país, como resultado de mais de 20 anos de presença militar dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte, foi incapaz de resolver independentemente os problemas associados às ameaças terroristas.
A série de ataques violentos recentes, incluindo a explosão na embaixada russa em Cabul, em 5 de setembro, é prova disso, disse ele.
Para normalizar a situação no território do Afeganistão, evidentemente, é necessário promover conjuntamente sua recuperação econômica, disse ele.
No contexto de um assentamento no Afeganistão, em sua opinião, seria útil utilizar as capacidades da Organização de Cooperação de Xangai e sua estrutura regional de combate ao terrorismo.
Também convidamos todos os países asiáticos a cooperar mais estreitamente com o banco de dados internacional criado por iniciativa de Moscou para combater o terrorismo, disse o líder russo.
Também chamou a atenção dos participantes da reunião para o fato de que a Rússia, juntamente com a China, tinha preparado uma minuta de declaração conjunta da CICA sobre a garantia da segurança no campo das tecnologias de informação e comunicação, e expressou a esperança de que ela seria adotada.
jf/gfa/bm