Com uma ampla e entusiasmada participação de mais de uma centena de delegados de cerca de 40 associações de Espanha, o evento contou com inúmeras intervenções de importantes personalidades políticas da comunidade valenciana, incluindo o segundo vice-presidente do Governo, Héctor Illueca.
Em suas palavras, Illueca fez uma comparação entre a coragem do povo cubano para enfrentar inúmeras vicissitudes e a aldeia imaginária dos gauleses do popular animado Asterix e Obelix.
Nesse sentido, considerou que Cuba é a Gália do Caribe, capaz de oferecer uma “poção mágica” exemplar baseada em três pilares: a convicção de sempre alcançar o sucesso, não importa as dificuldades, a nobreza de seu espírito de solidariedade com o resto do mundo, particularmente na saúde, e sua determinação em defender o socialismo junto com sua soberania.
Altas lideranças de Valência, parlamentares, vereadores, representantes de partidos políticos de esquerda e diplomatas da Embaixada de Cuba na Espanha, participaram do início do encontro em Puerto de Sagunto, a 25 quilômetros da capital da região.
No programa, que contou com a presença do embaixador cubano na Espanha, Marcelino Medina, e do primeiro vice-presidente do Instituto de Amizade com os Povos (Icap), Noemí Rabaza, os intelectuais Ignacio Ramonet e Pascual Serrano intercambiaram sobre o tema “Pensamento de Fidel: de Birán ao presente”.
Dentro de uma riqueza de anedotas pessoais de vários contatos com o líder histórico da Revolução Cubana, Ramonet e Serrano trocaram especialmente sobre o caráter visionário de Fidel Castro sobre as mudanças climáticas, os combustíveis fósseis, a emergência alimentar e o egoísmo capitalista. Ramonet, autor do livro “100 horas com Fidel”, detalhou a dedicação e dedicação do líder cubano ao investigar e aprofundar questões cruciais para o presente e o futuro da humanidade.
Um concerto de homenagem a Vicente Feliú completou o início do evento ontem à noite com apresentações dos trovadores Marta Campos, Orlis Pineda, Miryam Quiñones, Ismael de la Torre, Lucho Roa, Juan Castillo, Isabel Cunyat e Tomás de los Santos.
ro/ft/ml