A convocatória publicada naquela rede social indica que é tempo de fazer sentir a força das iniciativas e atividades realizadas e programadas para estes dias em homenagem à tomada da cidade de Bayamo e à entoação pela primeira vez, nesse dia, de “La Bayamesa”, posteriormente convertido no Hino Nacional.
“Nossa homenagem a todos aqueles que fizeram a nação cubana”, indica o texto publicado no Twitter sob as hashtags #La PatriaPrimero, #LaTierraDeMisAmores, #ElMambi e #CubaEsCultura.
A celebração começou com a comemoração em 10 de outubro do 154º aniversário do início da luta pela independência na ilha caribenha, quando o advogado patriota Carlos Manuel de Céspedes (1819-1874) libertou seus escravos e ergueu as armas para os cubanos.
O dia é dedicado aos 50 anos do Movimento Nueva Trova e foi planejado com uma abordagem comunitária especial, para que praticantes das mais diversas manifestações artísticas se apresentem nos bairros, onde o talento local é exaltado.
Segundo os organizadores, o principal objetivo da celebração é exaltar a riqueza da cultura por meio de recitais, exposições, painéis, oficinas que, em meio a um processo de recuperação após os efeitos do furacão Ian, não perderão sua essência espiritual.
A inauguração do 27º Festival Internacional de Balé Alicia Alonso de Havana marcará o encerramento de um Dia da Cultura Cubana que busca curar, fortalecer, alegrar a alma e, em correspondência com o pensamento do etnólogo cubano Fernando Ortiz, preservar a identidade nacional.
vm/mml/ls