Liderada pelo Ministro da Saúde Pública cubano José Ángel Portal, a conferência abre a parte teórica do evento, que inclui mais de 30 painéis, simpósios, mesas redondas, entre outras modalidades.
A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa Etienne, uma das convidadas especiais do evento, participará de um painel sobre políticas de saúde para responder à Agenda de Saúde 2030, no âmbito das Metas de Desenvolvimento Sustentável.
Etienne encerrará então um evento dedicado aos 120 anos da OPAS em Cuba, no qual o cientista cubano Agustín Lage falará sobre a Ciência e seu papel no futuro da saúde pública.
Seu colega Salvador Tamayo abordará o mesmo painel sobre o tema Desafios das doenças não transmissíveis e envelhecimento da população em Cuba.
O VII Congresso de Higiene e Epidemiologia, o IV Simpósio sobre Saúde Materna e Infantil na Agenda 2030, assim como o de doenças transmissíveis, estão no programa do megaevento, que vai até o dia 21.
Além destes, para mencionar apenas alguns dos eventos que ocorrerão neste dia, podemos também mencionar o
VIII Workshop Internacional de Ensaios Clínicos e o I Simpósio de Atenção Primária à Saúde e Medicina Familiar
Inaugurado na véspera pelo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, em seu discurso defendeu a tese de que a gestão governamental deve se basear no sistema de ciência e inovação a fim de alcançar o desenvolvimento sustentável na nação caribenha.
Também explicou a necessidade de uma interconexão mais forte no universo da ciência, tecnologia e inovação, daí a necessidade de novas formas de gestão para transformar este cenário e fortalecer as contribuições para a economia, a sociedade e a soberania, disse o chefe de Estado no Palácio de Convenções da capital.
A Convenção, que conta com a presença de cerca de 50 ministros e delegações de todo o mundo, acontece paralelamente a uma feira comercial, com 191 expositores, 130 delegados de 24 países, 28 mercados e 55 empresas estrangeiras.
jha/alb/bm