Uma declaração do Ministério da Defesa afirmou nesta quarta-feira que, durante a sua visita à nação africana, Guerini salientou a importância estratégica do Sahel, que inclui o Senegal, Gâmbia, Mauritânia, Guiné, Mali, Burkina Faso, Níger, Chade, Camarões e Nigéria.
Durante uma reunião realizada há algumas horas com o Presidente do Níger Mohamed Bazoum e o Ministro da Defesa Alkassoum Indattou, o funcionário italiano reafirmou o compromisso de “acompanhar o Níger na luta contra o terrorismo”.
Guerini disse que a Itália tem prestado essa assistência militar “há muito tempo, tanto no seio das Nações Unidas e da União Europeia, como bilateralmente” e acrescentou que “pode ser alargada, em termos de atividades, se o Níger assim o solicitar”.
A presença militar italiana na nação africana é significativa, com cerca de 290 soldados, 160 veículos terrestres e cinco aeronaves, embora a relação entre as despesas militares e a cooperação para o desenvolvimento seja de 10:1, de acordo com os observadores.
Entre os objetivos da missão está o de aumentar a capacidade de combate ao tráfico ilegal e às ameaças à segurança, o comunicado oficial observa.
mgt/ort/cm