A mídia local informou que na cidade de Lyon, pelo menos 10 grevistas foram obrigados a retornar aos seus postos no depósito Feyzin da petroleira TotalEnergies por meio de requisição, procedimento aplicado pela Prefeitura para o retorno ao trabalho, sob pena de sanções. meses de prisão.
Esta manhã, como todos os dias da greve que provoca falta de combustível e divide a opinião dos franceses a favor ou contra os trabalhadores votaram para continuar o protesto nas instalações da TotalEnergies, desta vez até o meio-dia local, enfrentando a realização de assembleias para definir o futuro do movimento.
A Confederação Geral do Trabalho (CGT) lidera a greve exigindo um aumento salarial de 10% – descartado no momento pela multinacional – diante da alta inflação vigente e do enorme faturamento da empresa, que reconheceu benefícios para mais de 10 bilhões euros no primeiro semestre.
A greve foi praticamente dissolvida há poucos dias na subsidiária francesa da petrolífera norte-americana ExxonMobil com o uso da requisição, denunciada por sindicatos e forças políticas de esquerda por violar a Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho sobre o direito de o Strike.
Segundo o Governo, a medida responde ao fato de as empresas terem chegado a acordos de aumento salarial com os sindicatos maioritários, para os quais é inadmissível manter os “bloqueios” das refinarias e armazéns em detrimento da vida normal no país.
A CGT rejeita os acordos da TotalEnergies e da ExxonMobil, por não satisfazerem as suas exigências, o que explica a continuidade da greve que provoca falta de produtos em mais de 20 por cento dos postos de abastecimento de combustível.
Com as requisições de hoje em Feyzin, o executivo espera aliviar a escassez de combustível nas regiões de Borgonha-Franco-Condado e Auvergne-Rhône-Alpes, juntamente com a Ile de France, as mais atingidas.
O dirigente sindical Antoine Lopez questionou as ações das autoridades em suas citações aos trabalhadores requisitados, já que não notificaram os sindicatos por e-mail, apenas oralmente.
oda/wmr / fav