Isto foi anunciado hoje por fontes dos grupos de amizade e do site Cubainformación coordenado por José Manzaneda, que destacou que esta será a sexta viagem das Ilhas Canárias nos últimos meses. Partirá no final deste mês de Puerto de la Luz e Las Palmas, em Gran Canaria.
Seu destino será o Hospital Iván Portuondo, na cidade de San Antonio de los Baños, na província de Artemisa, que foi muito atingida pelo recente furacão Ian. Um sétimo contêiner será carregado nas próximas semanas.
A organização Casa de los Pueblos en Canarias também colaborou com esta remessa.
Esta é uma continuação da campanha de ajuda do MESC (Movimiento Estatal de Solidaridad con Cuba).
Por outro lado, a Associação Valenciana de Amizade com Cuba José Martí referiu-se nas redes sociais que se realizou um dia de intercâmbio entre Cuba e Valência para a recuperação da memória democrática da região espanhola com a ilha.
O XVI Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, realizado em Puerto de Sagunto no último fim de semana, foi seguido pelo evento “Presença Cubana em Valência Republicana”. Memória e solidariedade internacional”.
Foi inaugurado pelo Diretor Geral de Qualidade Democrática, Iñaki Perez Rico, e pelo presidente da Associação Valenciana de Amizade com Cuba José Martí, Rocío Raya Galvín.
Entre os oradores nos debates estavam Nicolás Hernández Guillén, presidente da Fundação Nicolás Guillén em Havana; Noemi Rabaza, primeiro vice-presidente do ICAP (Instituto Cubano de Amizade com os Povos); Elier Ramírez, historiador, pesquisador e membro da Assembleia Nacional Cubana (parlamento); e Juan Salazar, historiador valenciano, entre outros.
oda/ft/bm