Um comunicado da maior das Antilhas indica que o evento serve de vitrine para mostrar as linhas de trabalho que desenvolvem, entre as quais se destacam os estúdios de gravação, considerados os maiores da ilha.
Da mesma forma, a gravadora desenvolve uma série de ações de restauração sonora, ao mesmo tempo em que trabalha em uma ampla gama de materiais literários a cargo da editora Atril e da produção fonográfica das gravadoras Presto e Unicórnio.
A representação de Abdala na Womex 2022 faz parte da delegação cubana que participa do evento, que inclui também a Gravadora e Edições Musicais (Egrem), a Gravadora Artex Bismusic, a Feira Cubadisco, o Festival Jazz Plaza e o presidente do Instituto de Música, Indira Fajardo.
Precisamente, Fajardo destacou que esta delegação cubana se aproximará da plataforma Tickets.com, que busca abrir portas e novas oportunidades para a comercialização internacional de eventos e shows em centros culturais cubanos.
Desta forma, a indústria musical cubana, em colaboração com a Endureto, insere-se nos circuitos internacionais com o objetivo de promover a comercialização de uma das expressões culturais da ilha mais difundidas em todo o mundo, refere o comunicado de imprensa.
Considerado o maior encontro do género na região, o Womex vai permitir a interação entre músicos, cineastas e profissionais do setor, que vão assistir a inúmeras palestras, concertos, exibição de filmes, um espetáculo de abertura e uma cerimónia de entrega de prémios com sede em Lisboa.
A cada ano o evento reúne mais de 2.500 profissionais de 90 países com uma rica diversidade sonora do Canadá, Índia, África do Sul e Polônia à Colômbia, Reino Unido, Cabo Verde com o objetivo de fomentar alianças e desenvolver festivais de todos os gêneros.
mv/lb / fav