Abel, o segundo líder do movimento liderado por Fidel Castro que invadiu o quartel de Moncada em Santiago de Cuba em 26 de julho de 1953, nasceu em uma casa de campo nesta cidade a 30 quilômetros de Santa Clara.
A descendência da família Santamaría Cuadrado também inclui Haydée, que também assaltou o quartel Moncada e mais tarde se tornou diretor da Casa de las Américas, e Aldo, que desceu da Serra Maestra em 1959 com o posto de Comandante do Exército Rebelde e mais tarde ocupou outros cargos nas Forças Armadas Revolucionárias.
A cerimônia de hoje lembrou as palavras do Comandante-Chefe Fidel Castro quando descreveu Abel como “o mais amado, generoso e intrépido de nossos jovens, cuja gloriosa resistência o imortaliza na história de Cuba”.
Yohana Torres, primeira secretária da Liga Comunista Jovem (UJC) na província cubana central de Villa Clara, resumindo a atividade político-cultural, disse que a nova geração mantém o legado de Abel Santamaría de não ceder a nada.
“Hoje, Abel, da imortalidade, você nos contempla e nós sempre teremos fé no triunfo porque você nos guia”, disse o líder da juventude.
mv/jfd/bm