Parte da programação do 27º Alicia Alonso Havana International Ballet Festival, a exposição reúne em imagens uma seleção de performances da edição anterior do evento (2018), que acontece em Havana até 13 de novembro.
Segundo o Balé Nacional da ilha, organizador do evento, a exposição também inclui instantâneos das mais recentes apresentações do conjunto, declarado Patrimônio Cultural da nação.
A exposição é também uma abordagem ao trabalho de Lemus e Espinosa, excelentes fotógrafos de dança que ganharam prêmios em competições no país caribenho por seu profissionalismo e habilidade em captar momentos das apresentações.
O programa do evento também inclui estreias e reavivamentos de peças emblemáticas que serão apresentadas por dançarinos de prestígio de conjuntos estrangeiros, como a Companhia Nacional de Dança da Espanha e do México.
Na linha de trabalhos da edição atual, destaca-se a estréia mundial do Tríptico, com coreografia de Peter Quanz, música de Kirill Richter, figurino de Marta Gil e apresentações de Daniela Gómez, Darío Hernández, Luis Fernández, Yandy Álvarez e Roberto González.
Além das apresentações clássicas, o evento programou uma série de apresentações de dança contemporânea dos grupos cubanos Acosta Danza, Malpaso e Mi compañía, para marcar as comemorações do centenário do nascimento de Ramiro Guerra.
oda/lbl/glmv