23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Aniversário 97º das parrandas tradicionais a serem celebradas em Cuba

Aniversário 97º das parrandas tradicionais a serem celebradas em Cuba

Sancti Spíritus, Cuba, 21 de out(Prensa Latina) Guayos, no centro de Cuba, comemorará em dezembro de 97 anos de suas tradicionais parrandas, incluídas pela Unesco na Lista do Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, para a qual está finalizando detalhes hoje.

Mildrey Rodríguez, diretora de Cultura e Arte em Cabaiguán, disse que como prelúdio a estas celebrações, o programa começará amanhã no bairro Cantarrana e no dia 29 no bairro La Loma.

Procuramos variantes alternativas para não perder de vista a festividade, disse ele, e a prioridade é garantir a logística para o trabalho na praça, os carros alegóricos, os fogos de artifício e outros elementos típicos das parrandas, disse ele.

Prensa Latina soube que no dia 21 de dezembro, no contexto do Dia da Cultura Guayense, esta cidade – localizada no município de Cabaiguán, na província de Espiritu – se reunirá novamente na parranda.

No preâmbulo de uma expressão cultural quase centenária, e após mais de dois anos sem ser realizada pessoalmente devido ao Covid-19, o Evento Teórico Regional de Parrandas acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro.

O encontro contará com a presença de especialistas dos Conselhos de Patrimônio Nacional e Casas de Cultura, segundo informações.

Parrandas foram declaradas Patrimônio Cultural Nacional em 2013 e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2018 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Remedios, na província de Villa Clara, começou esta tradição em 1820 e com o tempo se estendeu a 17 territórios próximos, incluindo os villaclareños Caibarién e Zulueta; Guayos e Zaza del Medio, em Sancti Spíritus e Chambas, em Ciego de Ávila.

Guayos adotaram para estas festividades, que datam de 1925, uma divisão simbólica entre os bairros de La Loma e Cantarrana, o primeiro na área superior, identificado com o bode e a cor vermelha, enquanto na área inferior se destacam o sapo e a cor verde.

Este é um dos lugares da ilha das Antilhas que preserva esta tradição, que também se caracteriza por suas profundas raízes canárias.

oda/mpg/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES