5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba será sede de um fórum de partidos comunistas e de trabalhadores

Cuba será sede de um fórum de partidos comunistas e de trabalhadores

Havana, 21 de out (Prensa Latina) Mais de 150 delegados de 65 países participarão da 22ª Reunião Internacional dos Partidos Comunistas e Trabalhadores (Eipco), que será realizada na capital cubana de 27 a 29 de outubro sob o lema "Unidos somos mais fortes".

O encontro será uma oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados pelas forças da esquerda diante da ofensiva imperialista, em sua ânsia de impor sua hegemonia em nível global, e a necessidade de fortalecer a unidade, solidariedade e cooperação dos partidos comunistas e dos trabalhadores do mundo.

Será também um momento propício para propor e coordenar iniciativas e trocar idéias sobre a situação internacional, os problemas enfrentados por cada uma das partes em seus espaços regionais e nacionais.

Uma nota do Partido Comunista de Cuba afirma que a reunião contará com a presença de representantes de 82 forças políticas e 31 delegações chefiadas por seus primeiros secretários.

Eipco é atualmente composta por 117 organizações de todos os continentes, e surgiu em um momento de grande incerteza para a esquerda comunista internacional, após o colapso do campo socialista europeu e a desintegração da União Soviética.

É a mais antiga e mais abrangente organização de partidos comunistas existente e vem trabalhando sistematicamente desde sua fundação em 1998 em Atenas, Grécia, sob o impulso do Partido Comunista Grego.

Desde a celebração do II Eipco, foi criado um Grupo de Trabalho, que integra festas de diferentes regiões geográficas.

O Partido Comunista de Cuba, representando a região da América Latina e do Caribe, participou de todas as reuniões realizadas desde sua fundação, contribuindo com propostas que contribuem para a promoção da unidade e da solidariedade internacional entre os partidos comunistas e de trabalhadores, sem excluir posições.

Cuba valoriza Eipco como um espaço necessário para o intercâmbio de experiências e cooperação entre os partidos comunistas do mundo, em uma época caracterizada por uma forte ofensiva do capitalismo neoliberal contra os direitos dos trabalhadores.

Também, diante de uma feroz campanha anticomunista, particularmente nos países do Leste Europeu, e das crescentes ameaças à paz e estabilidade internacional, através da aplicação de políticas unilaterais de desestabilização, sanções e guerras midiáticas e culturais.

oda/rc/gtlmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES