O evento, que se tornou uma tradição nesta cidade patrimônio nos últimos anos, e que chega a sua 32ª edição no dia 25, “catapultará mais uma vez Camagüey como a capital audiovisual deste país, além da Mostra da Juventude organizada pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic)”, disse o principal produtor do evento, Lyannis Hernández.
Este ano, o número de documentários apresentados nos mostra que o Almacén funciona como um catalisador e nos diz para onde vai o estilo e a visão dos jovens dedicados ao audiovisual”, disse Hernández.
O evento, que nesta ocasião recebeu 111 obras, 76 das quais em competição, incluirá importantes espaços teóricos e conferências, assim como exposições de documentários e curtas-metragens de ficção.
Para ter um termômetro dos sentimentos dos jovens criadores audiovisuais temos que olhar para o Almacén de la Imagen, com uma dúzia de obras desta vez apenas no exercício de pitching, e artistas de Holguín, Santiago de Cuba, Havana; além disso não podemos esquecer que Camagüey é uma pedreira para animação”, disse Ihordan Torres, presidente da Associação Hermanos Saíz, principal organizador do evento.
O Complexo Audiovisual Novo Mundo, localizado nas proximidades do projeto Callejón de los Milagros, acolherá uma série de conferências, incluindo “Desenvolvimento da visão cinematográfica em jovens com interesse no mundo da animação”, ministrada por Jesús Rubio, que também fará parte do júri do evento.
De 25 a 28 de outubro, este evento dará à nova geração de amantes da cultura do vídeo e do cinema a oportunidade de trocar experiências, especialmente nesta cidade, que também tem o Festival Internacional de Vídeo Arte como seu principal evento nesta seção artística.
O evento, que também conta com o apoio de centros como o Instituto Superior de Diseño, assim como o Ministério da Cultura, também contará com exposições colaterais, exibições de filmes em praças, assim como a colaboração do Proyecto Cine en los Barrios, também da AHS, e que visa expandir o próprio Armazém para as comunidades, apesar da contingência energética, de acordo com seus organizadores.
Todos os anos, a Associação Hermanos Saíz convida jovens cineastas até 35 anos de idade para participar do concurso, que também é prorrogado como reflexo do Dia da Cultura Cubana, que vai até 20 de outubro.
jcm/fam/glmv