Este é um espaço criado pelo Governo para ouvir as propostas da população com o objetivo de construir o Plano Nacional de Desenvolvimento 2022-2026.
O encontro que acontecerá pela manhã na instituição de ensino Teófilo Roberto Potes, foi previamente coordenado com a administração distrital de Buenaventura, suas entidades descentralizadas, bem como com organizações do setor privado, academia, comunidades, territórios étnicos da costa de San Juan e Buenaventura.
A Força Pública garantirá as condições logísticas e de segurança para o bom desenvolvimento do dia.
“No diálogo regional vinculante, o povo tem a palavra, para decidir o rumo e o Plano Nacional de Desenvolvimento que suas comunidades exigem. Por muitos anos eles foram silenciados, sua voz não foi ouvida, mas hoje há um Governo que acredita que todas as expressões contam para a construção de uma Colômbia melhor, com bem-estar e muito mais justa”, assegurou o vice-presidente.
O Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em seu primeiro discurso em 14 de setembro, convidou todo o povo a participar dos Diálogos Regionais Vinculantes e construir coletivamente o Plano Nacional de Desenvolvimento.
No seu discurso, na rede nacional de rádio e televisão, salientou que os Diálogos Regionais serão realizados em 50 territórios onde participarão funcionários de ministérios e entidades do Estado para conhecer as suas necessidades e o primeiro será esta sexta-feira em Turbaco, departamento de Bolívar.
“Será um espaço exploratório, com metodologia definida pelo Departamento Nacional de Planejamento e desenhada para que os funcionários do Governo Nacional ouçam os cidadãos e tomem conhecimento de suas propostas” que serão analisadas pelo gabinete como um todo e, finalmente, serão incluídos como um “Mandato Soberano” no Plano.
Afirmou que “o seu norte e objetivo final será a construção de um ambiente de paz total, onde todos possamos viver em igualdade de condições. Uma paz total construída sobre bases sólidas de Justiça Social, Justiça Econômica e Justiça Ambiental”, eixos o que, disse ele, vai construir um novo país. Até o momento, foram realizadas várias dessas reuniões nas quais o presidente e o vice-presidente participaram juntamente com membros do gabinete ministerial e entidades estatais e governamentais.
mem/otf/dnsa