Pontevedra, Espanha, 22 out (Prensa Latina) A América Latina tentará hoje aumentar seus espólios no penúltimo dia do Campeonato Mundial de Luta Livre Sub-23 de Pontevedra 2022, incentivado pela disputa de cinco finais na modalidade livre entre os homens.
Neste sábado os libristas vão lutar pelas medalhas nos 57, 65, 70, 79 e 97 quilos e acontecem as partidas de classificação e as semifinais dos 61, 74, 86, 92 e 125 quilos.
A equatoriana Lucía Yamileth Yepez deu ao seu país a primeira medalha da competição nesta sexta-feira, ao conquistar a prata nos 53 kg.
Yépez perdeu na final contra a japonesa Haruna Okuno por 0 a 10, mas conquistou o segundo metal da América Latina na feira após o ouro da colombiana Tatiana Reintería nos 73.
Nos 53 kg, os rolos de bronze correspondiam ao turco Zeynep Yetgil e à alemã Anastasia Blayvas.
A Venezuela também abriu seu medalhista com o bronzeado de Astrid Montero nos 62kg, vencendo a francesa Ameline Douarre por um dos dois terceiros lugares com placar de 3 a 1.
O título da divisão foi conquistado pelo japonês Nonoka Ozaki, derrotando o ucraniano Iryna Bondar por 11 a 0 na final.
A canadense Ana Paula Godínez obteve a outra terceira vaga ao bater a polonesa Paulina Malgorzata Danisz por 11 a 0 na decisão.
Nos 57kg, a japonesa Sae Nanjo conquistou a coroa ao bater a polonesa Patrycja Gil por 13 a 1 na disputa do louro de ouro.
A ucraniana Alina Hrushyna e a americana Alexandra Hedrick alcançaram as medalhas de bronze.
O Japão aumentou sua colheita na competição com a coroação de Miwa Morikawa nos 65 kg ao vencer o azerbaijano Nigar Mirzazada por 10 a 0 na final.
A ucraniana Kateryna Zelenykh e a italiana Elena Esposito conquistaram os terceiros lugares na categoria.
A seleção dos Estados Unidos conquistou seu primeiro cetro com o sucesso de Amit Elor nos 72kg ao derrotar a polonesa Wiktoria Choluj pelo ouro por 11 a 0.
A francesa Kendra Dacher e a japonesa Sumire Niikura obtiveram as medalhas de bronze do peso.
jha/am/ans