Hanói, 22 out (Prensa Latina) O secretário-geral da ONU, António Guterres, conclui hoje uma visita oficial de dois dias na qual comemorou com seus anfitriões o 45º aniversário da adesão do Vietnã a essa organização.
Na cerimônia, realizada no dia anterior, Guterres revisou os principais marcos da cooperação entre ambas as partes e elogiou as importantes conquistas dele decorrentes.
Estes resultados, sublinhou, testemunham a resiliência e os esforços do povo vietnamita para superar as dificuldades e a política vietnamita de colocar as pessoas no centro do desenvolvimento.
O mais alto representante da ONU felicitou seus anfitriões pela eleição para integrar o Conselho de Direitos Humanos (2023-2025) e expressou o desejo de fortalecer ainda mais as relações para promover a paz, o desenvolvimento sustentável, a resposta às mudanças climáticas e a proteção dos direitos humanos em o mundo.
Guterres também elogiou o Vietnã por acelerar a redução do uso de carvão, lançar uma revolução nas energias renováveis e atingir a meta de zero emissões líquidas até 2050, embora tenha admitido que o país precisa de apoio para acelerar o processo de transformação econômica e esverdeamento.
No evento de comemoração, o presidente vietnamita Nguyen Xuan Phuc disse que se tornar o 149º membro da ONU foi o início de uma jornada histórica na construção e defesa nacional desta nação indochinesa.
Nos anos mais difíceis, lembrou o presidente, citado pela agência de notícias VNA, as Nações Unidas foram o único canal de ajuda multilateral para apoiar o Vietnã na reconstrução de sua infraestrutura socioeconômica e na estabilização da vida das pessoas.
Quando o Vietnã embarcou no processo de reforma em 1986 e ao longo de seu desenvolvimento, a ONU foi um parceiro que sempre esteve ao seu lado, ajudando efetivamente a construir as instituições da economia de mercado, desenvolver recursos humanos, resolver problemas sociais e trazer milhões de pessoas da pobreza, observou.
Em seu segundo e último dia de permanência aqui, Guterres terá dois encontros com o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento) Vuong Dinh Hue e com o primeiro-ministro Pham Minh Chinh, antes de visitar a Green House One da ONU nesta capital.
Além disso, você visitará a administração nacional de meteorologia e hidrologia, a Academia Diplomática, o Templo da Literatura, o Lago Hoan Kiem e a Cidadela Imperial de Thang Long, uma obra de grande valor arquitetônico e histórico reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
jha/mpm/ans