O evento está sendo realizado no Diamnadio International Conference Centre, cerca de 50 quilômetros a leste de Dakar, a capital senegalesa, para examinar os desafios do continente diante de choques exógenos.
Segundo Mirex, Lourenço participa como convidado de honra do chefe de Estado senegalês, Macky Sall, no pressuposto de estimular a “reflexão pragmática” com o objetivo de promover soluções inclusivas para fortalecer a estabilidade, a segurança e a soberania na África.
Cerca de 400 delegados de vários países estão participando do intercâmbio, incluindo decisores civis e militares, especialistas e pesquisadores de todos os continentes, disse o Mirex em um comunicado de imprensa.
De acordo com a fonte, as atividades científicas do encontro serão realizadas no âmbito da visão e perspectivas da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, a fim de compartilhar a experiência de Angola no campo da paz e segurança.
O Fórum Dakar 2022 também estará aberto ao setor privado, instituições acadêmicas e de pesquisa, assim como ao mundo da cultura e das artes através da animação de estandes, exposições e outras iniciativas paralelas.
mem/mjm/bm