Para construir sociedades inclusivas, devemos trabalhar pela igualdade de gênero. Durante estes dias vamos falar de um tema central: as tarefas de cuidado como fator relevante para uma recuperação sustentável e equitativa, disse o presidente.
Durante a inauguração da 39ª sessão da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, o chefe de Estado destacou que será um espaço propício para construir compromissos que promovam e protejam os direitos das mulheres e a diversidade.
Esperamos receber delegações de vários países para dar continuidade aos esforços conjuntos, promover planos de recuperação com ações que promovam sistemas de atenção integral, trabalhar com direitos e a participação plena e efetiva de todos em setores estratégicos da política e da economia , disse.
Da mesma forma, destacou a importância das políticas sociais e de Estado para aumentar a resiliência, a capacidade de se recuperar das dificuldades e garantir a inclusão.
A Conferência é considerada o principal fórum intergovernamental sobre direitos da mulher e igualdade de gênero na América Latina e ocorre com uma frequência não superior a três anos.
Entre seus objetivos estão identificar a situação atual em relação à autonomia e direitos das mulheres, apresentar recomendações, realizar avaliações das atividades realizadas em cumprimento aos acordos locais e internacionais e debater sobre a equidade.
rgh/gas/ls