O pesquisador possui um repertório de 14 coleções de poemas, 26 livros de ensaios, mais de 30 compilações com prólogos de obras de outros autores, 16 antologias de poesia cubana e latino-americana publicadas em Cuba, Espanha, Brasil e Itália, além de 12 livros traduzidos do português e mais de 300 artigos em revistas e jornais de cerca de 20 países.
Seus estudos incluem as obras El siglo entero (O Século inteiro), El discurso poético de la nación cubana en el siglo XX (O discurso poético da Nação Cubana no século XX) e Umbral para una era imaginaria (Limiar para uma Era Imaginária).
O Prêmio de Ensaio da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba (2020) aguarda a publicação de um Diccionario práctico de versología hispánica e Obertura para Oppiano: la narrativa y la poesía de José Lezama Lima, disse ele ao jornal cubano Granma.
Professor titular da Faculdade de Letras da Universidade de Havana e membro de mérito da Academia de Ciências de Cuba, trabalhou por mais de 20 anos como pesquisador no Instituto de Literatura e Lingüística de Cuba, enquanto sua obra foi traduzida para sete idiomas.
Ele recebeu muitos prêmios, como o Prêmio Internacional de Ensaio de Humanidades das Ilhas Canárias, a Ordem Carlos J. Finlay, a Medalha Alejo Carpentier, a Distinção pela Cultura Nacional, o Prêmio de Poesia Rafael Alberti, assim como a Distinção Maestro de Juventudes da Associação Hermanos Saíz.
rgh/mml/yap/glmv