De sua conta no Twitter, o secretário-geral elogiou as conquistas desse sistema multilateral no ano passado com base no trabalho em vários países, como a distribuição de 1,4 bilhão de doses de vacinas contra a doença Covid-19.
Guterres lembrou ainda que a organização facilitou a educação de quase 50 milhões de crianças, bem como estendeu o acesso à água a cerca de 50 milhões de pessoas.
Todo dia 24 de outubro o mundo celebra o Dia das Nações Unidas, e este ano a comemoração enaltece a ação da ONU em termos de meio ambiente. A escolha da data é para o aniversário da entrada em vigor, em 1945, da Carta das Nações Unidas, tratado internacional fundador da organização.
Segundo o site da agência, ao longo de seus 77 anos o sistema trabalhou para manter a paz e a segurança, promover o progresso social, melhorar a qualidade de vida e defender os direitos humanos.
“Nenhum desses objetivos pode ser alcançado sem abordar a tríplice crise planetária que inclui mudanças climáticas, perda de recursos naturais e biodiversidade, poluição e resíduos”, enfatiza a fonte.
No início deste mês, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou que, enquanto o caos climático avança a toda velocidade, as ações para neutralizar seus efeitos estão paralisadas.
Em encontro com a imprensa antes da próxima Conferência sobre Mudanças Climáticas 2022, marcada para novembro no Egito, o ministro destacou que o trabalho pela frente é imenso e os compromissos coletivos dos governos do Grupo dos 20 chegam muito pouco e muito tarde.
ymr/cgc