Ao fechar o prazo para apresentar as candidaturas Graham Brady, presidente do comitê partidário encarregado de organizar as eleições internas, anunciou que recebeu apenas uma proposta, pela qual declarou a Sunak como ele novo chefe da organização política.
o ex-titular da Tesouraria, que será a terceiro primeiro Ministro conservador Britânico nos últimos três anos, ele subiu ao poder rapidamente porque a líder da bancada conservadora, Penny Mordaunt, retirou sua candidatura no Último momento.
Embora não se saiba se Mordaunt atingiu a cota mínima de 100 indicações que era necessária para entrar na corrida pelo 10 Downing Street, Sunak, que em agosto passado também aspirava – embora sem sucesso – a substituir Boris Johnson, começou desta vez como o favorito desde que Truss anunciou sua renúncia em última quinta.
Seu caminho para o O cargo de primeiro-ministro ficou ainda mais claro depois que Johnson anunciou no dia anterior que não participaria do concurso de liderança, apesar de ele ter dito que tinha a apoio necessário para retornar a Downing Street 10.
Neto de imigrantes indianos e praticante da religião hindu, Sunak, 42, será a primeiro Ministro mais jovem na história moderna do Reino Unido.
Sua principal missão será tente fazer as pazes caos financeiro gerado pela política econômica errática de Truss, cuja proposta de cortar impostos sem ter uma ideia clara de onde ele conseguiria os recursos para financiá-la lhe custou o colocados após apenas 45 dias no posição.
Seus detratores alegam, no entanto, que como ministro do Tesouro de Johnson, o banqueiro formado nas escolas mais elitistas do Reino Unido foi o responsável pelo aumento de impostos que alimentou a crise do custo de vida que milhões de britânicos sofrem hoje.
A oposição, liderada por Partido Trabalhista, exige que as eleições gerais marcadas para o final de 2024 sejam antecipadas, mas é improvável que Sunak atender a esse chamado, dado o quão impopulares os conservadores são com o eleitorado agora.
mgt/nm/ls