23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

López Obrador pede que todos opinem sobre reforma eleitoral no México

López Obrador pede que todos opinem sobre reforma eleitoral no México

Cidade do México, 25 out (Prensa Latina) O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, pediu hoje aos legisladores e a todos que dêem sua opinião sobre reforma eleitoral apresentado por ele ao Congresso da República.

Pediu ao Judiciário que levem em conta todas as opiniões até a do ex-presidente Felipe Calderón (2006-2012), que disse que se a reforma for aprovada A democracia acabou no México.

Mas ele sabe, disse Lopez Obrador , que com a reforma o que vai acontecer é exatamente o contrário e eles não poderão mais repetir fraudes como a cometidos por ele e pelo ex-presidente Vicente Fox em 2012, porque o que buscado é afirmar a democracia como modo de vida e sistema político, mas que a opinião de todos é tomada para isso, não basta que ser organizações europeias como fizeram os opositores.

Os jornalistas presentes na conferência de imprensa da manhã recordaram que Lorenzo Córdova, Conselheiro Presidente do Instituto Nacional Eleitoral (INE), abertamente contra o Governo e possivelmente o funcionário com o maior salário mensal de todo o México, apresentou uma queixa à Comissão de Veneza, órgão consultivo do Conselho da Europa, como se tivesse algo a ver ou poder intervir nos assuntos internos do país.

Essa comissão identificou-se com as ideias do INE, cujos vereadores se opõem e trabalham ativamente para que a reforma falhe. em conluio com o Partido da Ação Nacional, que está liderando a campanha contra a iniciativa presidencial, argumentaram os jornalistas.

Lopez Obrador respondeu reforma é uma proposta para garantir o livre exercício da eleição de autoridades eleitorais imparciais e que são escolhidos não pela liderança, mas por aqueles que escolha a cidade Os conselheiros do INE também são designados pelo povo, bem como os magistrados do tribunal eleitoral.

Este novo órgão eleitoral acredita-se que organize todas as eleições no país porque em cada estado há uma igual o INE e que somas fabulosas não são gastas para organizar eleições, se os salários muito altos e exagerados são pagos muito mais altos do que quem ganha mais no México.

Além disso, disse o presidente, reduzir o número de legisladores para que não são tantos e sem necessidade como agora, que todo o mundo são eleitos pelo voto do povo e não designados como plurinominais.

Essa é basicamente a reforma, esclareceu, e que os candidatos aos órgãos de gestão do INE e do Tribunal não são propostos pelo executivo, bem como a judicial, mas por decisão popular, e a fraude eleitoral é banida e que Não vamos repetir o que aconteceu com Fox e Calderón.

mgt/lma/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES