Pineda foi para o município de San Luis, que foi severamente danificado pela tempestade que atingiu Pinar del Río no mês passado com ventos sustentados de mais de 200 quilômetros por hora e chuvas fortes, causando estragos em casas, infra-estrutura econômica, serviços e colheitas.
No site, o MPE tomou conhecimento do progresso da recuperação, a Assembléia Nacional do Poder Popular (ANPP, Parlamento) informou no Twitter sobre seu perfil institucional.
Meu primeiro destino nesta visita a #Cuba teve que ser #PinarDelRío, a área mais afetada pelo furacão #Ian. Apesar dos grandes danos, a convicção, unidade e determinação do povo para resolver os problemas será sempre maior, disse Pineda, por sua conta nessa rede social.
Segundo a ANPP, naquela província, Manu Pineda coincidiu com o secretário do Conselho de Estado e do Parlamento, Homero Acosta, que está visitando aqueles territórios junto com outros legisladores para apoiar os esforços de recuperação.
Pineda, 57 anos, mantém um intenso trabalho parlamentar a favor da Revolução e em defesa do direito de Cuba à independência, soberania e autodeterminação, e contra o bloqueio dos EUA.
Em novembro passado, o membro da Izquierda Unida e do Partido Comunista da Espanha visitou Havana, onde se encontrou com o general do Exército Raúl Castro e o presidente Miguel Díaz-Canel, bem como com o chefe da Assembléia Nacional, Esteban Lazo, entre outros líderes cubanos de alto escalão.
Durante sua estadia, ele visitou lugares de interesse histórico, social e cultural, e bairros da capital cubana, onde participou de reuniões comunitárias e falou com jovens e líderes estudantis.
jha/evm/glmv