Segundo o político norueguês, uma Rússia isolada é ruim para a região.
É alarmante que hoje tenhamos tão poucos contatos e comunicação direta com Moscou, disse Store durante um discurso no parlamento. Ele acrescentou que a falta de diálogo enfraquece a possibilidade de se chegar a uma solução pacífica para o conflito ucraniano.
O ministro acredita que o gigante eurasiano caminha para uma ruptura de longo prazo com o Ocidente, criando a situação mais difícil no campo da política de segurança desde a Segunda Guerra Mundial.
Nas primeiras horas de 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia para defender as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, anteriormente reconhecidas por Moscou como estados soberanos, do genocídio de Kiev.
Um dos objetivos fundamentais desta operação, segundo o presidente russo Vladimir Putin, é a desmilitarização e desnazificação da Ucrânia.
A pressão das restrições ocidentais aumentou depois que o gigante eurasiano oficializou em 30 de setembro a incorporação das repúblicas de Donbass e das províncias de Kherson e Zaporizhzhia, após os referendos nesses territórios.
mem/amp/hb