Organizado pela Câmara de Comércio de Serpa com o apoio da Casa do Alentejo em Lisboa e da Diretoria Regional de Cultura do Alentejo, o evento musical visa promover tanto a canção quanto a troca de experiências entre os cantores e o público, de acordo com seus promotores.
Com sede nas cidades de Serpa e na capital portuguesa, o evento, que se realizará até 27 de novembro, inclui uma agenda de atividades baseada no hino coletivo sem instrumentos indígenas desta região portuguesa.
O lançamento do fonograma do Alentejo Ensemble pelo Rancho de Cantadores de Paris (França), o primeiro grupo multinacional de cantores fora de Portugal, marcará o início do evento dedicado à expressão musical genuína e única no mundo.
Por sua vez, o Museu do Cante Alentejano receberá a apresentação do livro Por los caminos del Cante, dos autores Simão Miranda e Mariana Cristina Borralho na companhia do Grupo Coral de Adega de Vidigueira, Cuba e Alvito e do Grupo Coral Os Alentejanos da Damaia.
As diversas localidades do município de Serpa participarão do ato oficial que comemorará o oitavo aniversário da inclusão na lista representativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), graças a um pedido apresentado pela Câmara e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
jha/chm/glmv