Instalada na Galeria Collage Habana, nesta capital, a exposição denota uma certa metamorfose e introspecção, com peças que valorizam o papel do interlocutor, para quem está a criar, ao mesmo tempo que reflete esse objetivo de motivar a reflexão, explicou a especialista Kirenia Rodríguez .
“Quando entrei na sala notei que faltava cor, aquela estridência cromática a que López Oliva nos habituou”, destacou o professor, que relembrou o nascimento das pinturas “em cativeiro”, durante o confinamento imposto pela pandemia “que obrigou a realocar a vida e mudar as formas de interação social”.
No entanto, para além da ausência de tons marcantes, segundo o criador, surgiram novas nuances, aquelas que fluíram durante o processo de concepção de cada peça, em clara evidência da sua ligação com a realidade envolvente.
Nesse sentido, a exposição apresenta vinte obras, que evocam a vida, como uma encenação, enquanto as máscaras parecem emergir da tela para ganhar vida própria e oferecer testemunho gráfico da cumplicidade entre pintura e teatro.
“As cores de festa nas obras onde estou colocando problemas não funcionam para mim, nas máscaras sim, porque transmitem a necessidade das pessoas de viver, mudar, sentir, desejar, desfrutar, mas as pinturas carregam as cores implícitas no contexto” López Oliva à Prensa Latina com exclusividade.
Para além da exposição pessoal, o Aforo inclui um programa complementar de atividades, em que se destaca o espaço O artista pinta para si, que propõe uma aproximação, em tempo real, ao processo criativo do pintor.
Da mesma forma, acontecerá o painel Imagem Visual e Teatralidade, com a presença da coreógrafa Rosario Cárdenas, do pesquisador Jaime Gómez Triana, do crítico de arte Nelson Herrera e da professora Vivian Martínez.
Reconhecido com a Distinção pela Cultura Nacional, o autor registra inúmeras exposições pessoais e coletivas em museus, centros de arte e galerias cubanas e outras latitudes em sua jornada pelas artes visuais, ao mesmo tempo em que homenageia importantes coleções institucionais, estatais e privadas de diferentes nações.
oda/lbl/cm