Os espanhóis ocupam a terceira posição da chave C e precisam urgentemente de uma vitória contra os alemães, embora sua eliminação possa ser decidida horas antes se o italiano Inter de Milão vencer o tcheco Viktoria Plzen.
Assim, o time catalão vivenciaria seu rebaixamento para a Liga Europa pelo segundo ano consecutivo, apesar de ter um elenco competitivo capaz de conquistar títulos.
O Barça espera recuperar o orgulho perdido contra o Bayern e sua principal referência ofensiva, o polonês Robert Lewandowski, impotente no primeiro duelo contra seu ex-clube, querendo aumentar o seu número de gols.
As vitórias contra o Villarreal (3-0) e o Athletic Club (4-0) melhoraram o ânimo dos catalães, que sonham e ressarcir-se frente aos bávaros na mais que provável despedida da principal competição continental.
Para isso conta com o ressurgimento do francês Ousmane Dembelé, que tem mostrado maior regularidade e assistências nas últimas semanas.
Por seu lado, a equipa bávara procurará ferir mortalmente os azul-grenás e selar a liderança do seu grupo, apesar de ter sofrido três baixas importantes: o capitão Manuel Neuer, Leroy Sané e Lucas Hernández.
No caso de Thomas Muller, que venceu sete dos oito jogos disputados contra os azul-grenás, contra quem marcou oito golos, entrou no plantel depois de sofrer uma dor de estômago no fim-de-semana.
A equipe bávara recuperou sua boa forma no campeonato alemão para dissipar as dúvidas iniciais após quatro empates e uma derrota e agora quer aumentar sua hegemonia na Europa contra um rival que não os vence desde 2015.
Na terça-feira, o Leipzig quebrou o time invicto do Real Madrid com uma vitória por 3 a 2 no Grupo F.
Os alemães jogaram com muita velocidade e agressividade nos primeiros 20 minutos da partida para abrir 2 a 0 com gols do croata Josko Gvardiol (13) e do francês Christopher Nkunku (18) contra uma equipe espanhola que só reagiu na parte final da parte inicial e encurtou a diferença graças a um gol do brasileiro Vinicius Júnior (44).
Já na parte complementar, Timo Werner marcou o terceiro gol dos vencedores (m. 81) e nos acrécimos o brasileiro Rodrygo Silva (90+4 de pênalti) deu vida aos visitantes.
O Paris Saint-Germain derrotou o israelense Maccabi Haifa por 7 a 2 com a liderança do tridente Mbappé-Messi-Neymar e avançou para as oitavas de final pela seção H.
Nesta mesma chave, o português Benfica venceu a italiana Juventus de Turim por 4-3 e também acumula 11 pontos, mas é o segundo com melhor média do PSG de gols marcados e recebidos.
No grupo G, o inglês Manchester City empatou em 0 a 0 com o alemão Borussia Dortmund e o Sevilla liderou o dinamarquês Copenhagen por 3 a 0.
O italiano AC Milan goleou o croata Dínamo Zagreb por 4 a 0 na seção E e o inglês Chelsea venceu o austríaco Salzburg por 2 a 1, e na zona F o escocês Celtic Glasgow empatou em 1 a 1 contra o ucraniano Shakhtar Donetsk.
rob/am/cm