O local tornou-se um dos palcos mais importantes para o gênero durante o século passado e neste 2022 voltará a receber as músicas e as décimas após vários anos sem tal show, explicou um de seus organizadores, Alex Díaz.
Como explicou à Prensa Latina, neste local e no Teatro Martí foram concebidos alguns dos eventos mais importantes para o repentismo, mas faz muito tempo que não sediam esse tipo de evento que coloca Punto Cubano, Patrimônio Imaterial da Humanidade, no centro.
Por sua vez, Leydis Hernández, outra das organizadoras, comentou que o dia começará com um evento teórico dedicado ao poeta e continuará com a exibição do documentário Oralitura Habana no Teatro Martí, feito para evocar a chamada Geração de Ouro da improvisação cubana.
O audiovisual conta um pouco da história dessa relação através de alguns de seus seguidores, além de atores, trovadores, rappers, marionetistas e outros artistas que fazem homenagem a Naborí e à décima, explicou Hernández.
O prato principal do dia Siempre Naborí será uma canção tradicional protagonizada por Luis Quintana e Leandro Camargo, dois experientes expoentes da improvisação em Cuba e no mundo, que dividirão o palco com os mais jovens El Kikiri de Cisneros e Anamarys Gil.
Enquanto isso, o concerto de encerramento do evento ficará a cargo do grupo Adalberto Álvarez que se juntará a outros improvisadores para dar um show genuíno que pela primeira vez unirá música popular e improvisação.
O projeto Oralitura Habana teve seu primeiro evento em 2019 seguindo a premissa de promover o repentismo e sua articulação com outras manifestações artísticas, e a participação de novos e experientes expoentes do gênero em Cuba e no mundo.
Segundo seus dirigentes, a ideia foi sempre ir ao extremo, defendendo a décima, o ponto cubano e o repentismo, ao mesmo tempo em que buscava sua conexão com diferentes expressões da arte e se aproximava das novas gerações.
oda/yrv/cm