A apresentação acontecerá no Teatro Nacional, será dedicada ao 74º aniversário do BNC e seus protagonistas serão a cubana Anette Delgado, no papel de Giselle, e o espanhol Ricardo Castellanos, no papel de Albrecht, figuras que se unirão em um momento histórico do evento, disse o historiador da companhia cubana, Miguel Cabrera, em uma coletiva de imprensa.
A pesquisadora e crítica de dança também destacou que a programação do Festival inclui cinco apresentações deste clássico do ballet mundial, em saudação ao 79º aniversário da estréia da primeira bailarina assoluta Alicia Alonso nesta peça no American Ballet Theatre.
Falando exclusivamente à Prensa Latina, Delgado disse que uma vez no palco, seu objetivo é representar a essência desses personagens e manter a tradição da versão cubana, como parte das raízes nacionais.
Por sua vez, Castellanos, que foi promovido na segunda-feira passada a primeiro bailarino do Ballet Nacional da Noruega, disse a esta agência que é um privilégio dançar uma peça tão representativa da história do balé, e outra como Sleeping Beauty with Sadaise Arencibia, outro talento do BNC.
No dia 6 de novembro, Anette Delgado apresentará Aguas primaverales com a dançarina Dani Hernández e a obra Don Quixote com o checo Michal Krcmár, enquanto no dia 10 desse mês ela se apresentará na versão da obra de Miguel de Cervantes com o cubano Narciso Medina na Sala Avellanada do Teatro Nacional de Cuba.
O maior evento de dança da ilha acontecerá até 13 de novembro, com o objetivo de transformar a cidade no local de um dos eventos mais aguardados no cenário cultural cubano.
rgh/mml/yap/glmv