Um entusiasta do assunto é Luis Viamontes, da Infotur Camagüey, que está na Espanha com a delegação cubana que, de forma promocional, atualiza o país ibérico sobre as novidades da indústria sem chaminés na ilha caribenha.
Em diálogo com a Prensa Latina, Viamontes destacou o início do voo direto Madrid-Santiago de Cuba a 11 de novembro pela Iberojet, com início previsto até março próximo, com a expectativa de que seja prorrogado.
Durante as apresentações realizadas no Ministério do Turismo, cadeias hoteleiras, operadores turísticos e companhias aéreas em Sevilha, Valência e no início em Madrid. Também antes, em setembro, ações semelhantes foram realizadas em Alicante e Múrcia.
Além das atrações que Santiago de Cuba e Baracoa têm por direito próprio, a primeira cidade da maior das Antilhas, Viamontes elogiou lugares de praia como Cayo Cruz e Santa Lucía em Camagüey.
Depois, mencionou, há Covarrubias em Las Tunas, Ramón Antilla, Guardalavaca, Don Lino, Pesquero e Esmeralda em Holguín, sem esquecer os tesouros da natureza montanhosa das paisagens orientais, os patrimônios e a própria Camaguey, cidade dos tinajones.
Berço do rum cubano, a música de excelência que sempre lembra Compay Segundo o trio Matamoros, Sindo Garay, Eliades Ochoa, Ñico Saquito ou Ibrahim Ferrer, entre muitos, destacou Viamontes.
Por sua vez, Diana Salcedo, representante comercial da Iberojet, disse à Prensa Latina que sua empresa realizará o trecho Madrid-Santiago de Cuba todas as sextas-feiras a partir de 11 de novembro, com grandes expectativas.
“É uma zona pouco conhecida pelos espanhóis, que tem um enorme potencial e permitirá aos turistas e pessoas com famílias nesses locais aprofundarem o destino e, com o apoio das agências de viagens e da rede de retalho, esperamos voos completos, “, disse Salcedo.
Ele considerou, depois de visitar Cuba, que o país caribenho fez um grande esforço para recuperar o setor, com hotéis melhorados e novos, “as pessoas são encantadoras e as praias são espetaculares”.
A vice-ministra do Turismo, Yamily Aldama, e a ministra do setor na Espanha e Portugal, Niurka Pérez, lideram a delegação cubana.
oda/ft / fav