A Ukrenergo especificou que os operadores de redes de distribuição manterão o consumo de eletricidade limitado nas regiões norte, centro, sudoeste, oeste, Dnieper e sul da Ucrânia, destacou na quarta-feira o canal Telegram da entidade estatal do país eslavo.
A medida é necessária para reduzir a carga na rede, garantir o equilíbrio constante do sistema elétrico e evitar a repetição de acidentes, explicou Ukrenergo.
Especificamente, a empresa já forneceu um cronograma de apagão para as regiões de Nikolayev, Odesa e Dniepropetrovsk.
Os danos ao sistema elétrico da Ucrânia começaram em 10 de outubro com o início de ataques aéreos russos maciços com mísseis de alta precisão e drones contra os centros de comando militar da Ucrânia, infraestrutura de comunicações e instalações de energia.
Segundo o presidente russo, Vladimir Putin, essas ações constituem uma resposta aos ataques terroristas do regime ucraniano, que conta com o apoio dos Estados Unidos e de outros países da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
A resposta das forças russas veio após o ataque de 8 de outubro à ponte que liga a península da Crimeia ao continente do país.
O ataque, atribuído aos serviços especiais da Ucrânia, deixou quatro civis mortos.
mem/gfa / fav