Em cenas que lembram o pior surto de dengue da história do país em 2019, muitos pacientes recebem tratamento no local, pois os centros de saúde ficaram sem leitos para acomodá-los.
Ultimamente, o número de pacientes com a doença, transmitida por mosquitos, aumentou em todo o país.
Um total de 120 pessoas morreram de dengue em 26 de outubro deste ano, e os médicos dizem que as crianças sofrem mais.
O especialista em saúde pública Mohammad Abdus Sabur Khan disse que, embora a intensidade da dengue geralmente diminua em setembro, desta vez a situação se inverteu.
“Estamos em outubro, mas não mostra sinais de retrocesso. Parece que desta vez prevalecerá até meados de novembro”, disse Khan.
Kabirul Bashar, professor do departamento de zoologia da Universidade de Jahangirnagar, disse que os prédios em construção são os principais locais de reprodução do mosquito Aedes e 40% dos vetores se reproduzem lá.
O número de infecções pode começar a diminuir na primeira semana de novembro, segundo Nazmul Islam, diretor do Departamento de Controle de Doenças da Direção Geral de Serviços de Saúde (DGHS).
Segundo a DGHS, um total de 33.923 pessoas foram afetadas pela dengue até 26 de outubro deste ano, enquanto o número foi de 28.429 em 2021.
O maior número de infectados no país ocorreu em 2019, com 101.354 pessoas.
A Direção Geral de Serviços de Saúde informou que pelo menos dois pacientes com dengue morreram enquanto os hospitais receberam pelo menos mais 923 pacientes com dengue.
rob/abm / fav