Um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), divulgado hoje pelo Jornal de Angola, confirmou que o tema da colaboração foi o foco das conversações realizadas ontem à noite pelo ministro das Relações Exteriores anfitrião, Téte António, e pelo líder ibérico, no Aeroporto Internacional 4 de Febrero, em Luanda.
Durante sua estadia no terminal aéreo, Sánchez também foi saudado aqui pelo embaixador de seu país, Manuel María Lejarreta Lobo, disse a declaração.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Presidente João Lourenço fez uma visita à nação europeia em setembro de 2021, em resposta a outra visita de Pedro Sánchez a Angola em abril do mesmo ano.
Na ocasião, os dois líderes analisaram os laços bilaterais, em particular a necessidade de uma presença comercial espanhola para ajudar a diversificar a economia aqui, disse Mirex.
Segundo a fonte, os empresários ibéricos expressaram grande interesse em cooperar nos setores de transporte, infraestrutura, engenharia e energia.
Para Lourenço, a Espanha ocupa uma posição fundamental na ação diplomática do executivo nacional, enquanto a contraparte inclui Angola entre as nações prioritárias do plano Foco África 2023, destinado a fortalecer a colaboração com o continente, explicou o Ministério das Relações Exteriores.
A iniciativa Foco Africa 2023, o texto acrescentado, canalizará apoio institucional para os investimentos das empresas espanholas nesta parte do mundo.
Segundo Mirex, o governo espanhol reconhece a importância adquirida por Angola na África subsaariana e deseja fortalecer a colaboração bilateral para promover a segurança marítima no Golfo da Guiné, diante do fenômeno da pirataria.
Com Angola e outros seis estados africanos, a Espanha pretende construir relações diferentes e mais amplas, mas o plano é mais ambicioso, pois quer se tornar o país de referência da União Europeia para o continente africano, disse a organização.
jcm/mjm/bm